O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro.
Como o próprio nome sugere, esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população e governos sobre a importância da preservação da camada de Ozônio para garantir a estabilidade da vida na Terra.
A camada de ozônio é uma defesa natural do planeta contra os raios ultravioletas, extremamente nocivos para os seres vivos.
A criação desta data foi instituída por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, como celebração da assinatura do Protocolo de Montreal, que ocorreu em 16 de setembro de 1987.
Os países que assinaram este tratado internacional assumiram o compromisso de diminuir a produção de CFC’s (clorofluorcarbonetos) e outras substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Emissões Atmosféricas – Carbon Footprint
Em função da necessidade em compensar as emissões atmosféricas geradas pela frota de veículos utilizados pela Ottani, é realizado anualmente a avaliação da eficiência do sequestro de carbono nas área de reflorestamento heterogêneo.
Na última medição, realizada em 2017, obteve-se a quantidade aproximada de 50 toneladas de carbono sequestrada. Com a evolução dos indivíduos arbóreos plantados, estima-se que a Ottani consiga retirar da atmosfera todo o CO2 emitido pela empresa pelo prazo de 28 anos.