(19) 3438 7470 ottani@ottani.com.br

MEIO AMBIENTE

Programa de Gestão Ambiental

O Programa de Gestão Ambiental (PGA) da Ottani Indústria e Comércio Ltda apresenta o conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento adotadas, visando a proteção do meio ambiente, a prevenção da poluição, conscientização de seus colaboradores e a melhoria do comportamento e do desempenho ambiental.

Visto que a política ambiental empresarial deve estabelecer um conjunto geral de orientações sobre as atividades relacionadas com o meio ambiente, a Ottani Indústria e Comercio assumiu o compromisso de preservar o meio ambiente e minimizar o impacto ambiental e social resultantes de ações potencialmente poluidoras, buscando a melhoria do comportamento e do desempenho ambiental da empresa através do desenvolvimento de práticas sustentáveis, do programa de gestão ambiental e da conscientização dos colaboradores, garantindo sua qualidade de vida e das gerações futuras.

Para a Ottani, a Gestão Ambiental é uma questão estratégica, na medida em que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente concorre também para reduzir os custos diretos (água, energia, matérias-primas e demais insumos) e indiretos (multas e passivos por danos ambientais) resultantes do processo produtivo do empreendimento.

6 Mil Mudas de Árvores Plantadas

Em 2017 a Ottani implantou o Programa de Gestão Ambiental, desde o início das atividades da Ottani em sua atual sede já foram plantadas mais de 6 mil mudas de árvores.

Todos os resíduos são descartados de maneira correta e todos os colaboradores são treinados e conscientizados o respeito ao Meio Ambiente.

Todo resíduo gerado pela Ottani é classificado de acordo com a origem, tipo, composição e periculosidade. Cada tipo tem um armazenamento e destinação adequada, pois dependendo de sua composição, podem causar danos à saúde e ao meio ambiente.
Os rejeitos são encaminhados para o aterro municipal, os resíduos recicláveis são coletados pela Cooperativa de Recicladores de Piracicaba, enquanto os resíduos perigosos são coletados por empresas especializadas e devidamente autorizadas pela CETESB a realizarem a destinação adequada.

A prática de atividades voltadas à capacitação profissional por intermédio da Educação Ambiental no espaço empresarial é vista como de grande importância pela Ottani, pois abre espaço aos funcionários para que conheçam os problemas ambientais, incentivando-os a desenvolver uma mudança de pensamento, comportamento e atitudes voltadas para preservação do ambiente interno e externo do seu local de trabalho, despertando o interesse em buscar soluções para os problemas ambientais que ocorrem principalmente no seu dia-a-dia.

Deste modo, através de palestras, diálogo constante e informativos expostos nos murais, a Ottani aborda diversos temas ambientais importantes e atuais para a educação e conscientização ambiental de seus funcionários:

Programa De Gerenciamento Dos Recursos Hídricos

Devido a falta fornecimento de água pelo sistema público do município na área industrial da Ottani, os recursos hídricos utilizados são fornecidos por empresa terceirizada, a qual abastece a cada 180 dias as caixas d’água do empreendimento através de caminhões pipas e pela coleta de água da chuva, armazenada em cisternas para posterior utilização nos processos industriais

Os reservatórios possuem capacidade para 146 mil litros de água, e são suficientes para atendimento de todas as necessidades do processo industrial.

Emissões Atmosféricas – Carbon Footprint

Em função da necessidade em compensar as emissões atmosféricas geradas pela frota de veículos utilizados pela Ottani, é realizado anualmente a avaliação da eficiência do sequestro de carbono nas área de reflorestamento heterogêneo.
Na última medição, realizada em 2017, obteve-se a quantidade aproximada de 50 toneladas de carbono seqüestrada. Com a evolução dos indivíduos arbóreos plantados, estima-se que a Ottani consiga retirar da atmosfera todo o CO2 emitido pela empresa pelo prazo de 28 anos.

Mapa da Reserva Ambiental Ottani